O 1º lote será pago aos contribuintes prioritários já na terça-feira da próxima semana, no dia 31 de maio.
A Receita Federal do Brasil (RFB) deverá disponibilizar ainda nesta semana a consulta ao primeiro lote de restituição referente ao Imposto de Renda Pessoa Física 2022 (IRPF) .
A autarquia ainda não divulgou a data para verificação, mas consultores da Folha de S. Paulo estimam que a abertura deverá acontecer nesta terça-feira (24), uma semana antes do acerto do primeiro lote, pago ao grupo prioritário.
A RFB informou que o “lote ainda está em processamento” e, assim que os trâmites forem concluídos, serão divulgadas as datas de consulta, o montante a ser pago e quantos devem ser contemplados neste primeiro momento.
Aqueles que têm quantias a receber do Fisco, devem ficar atentos às contas bancárias indicadas no preenchimento já no dia 31, mesmo dia em que se encerra o prazo para envio da declaração do IR deste ano.
O prazo final deste ano foi prorrogado de 29 de abril para 31 de maio, mas ainda assim o calendário previsto originalmente para a restituição se manteve.
A Receita informou que até a última sexta-feira (20), foram entregues 24.292.212 declarações IR 2022, referente ao ano-calendário 2021, representando 71,24 % do total das 34,1 milhões de declarações esperadas.
Quem recebe no 1º lote
O primeiro lote do IR é destinado aos contribuintes com prioridade legal que já entregaram a declaração e não caíram na malha fina. São contemplados:
- Idosos acima de 80 anos
- Contribuintes entre 60 e 79 anos
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave
- Profissionais cuja maior fonte de renda seja o magistério
Leia Mais
Confira o calendário completo da restituição do IR 2022
Restituição do Imposto de Renda: economista dá dicas do que fazer com o dinheiro