Ferramenta permite que pessoas descubram quanto teriam que pagar com a nova proposta de reforma tributária.

O Centro de Liderança Pública – CLP lançou uma calculadora para que as pessoas físicas e jurídicas tenham oportunidade de saber se terão que pagar mais ou menos impostos com as mudanças previstas na proposta da reforma do imposto de renda.

Na “Calculadora do IR”, é possível estimar qual será o valor do imposto a ser pago com base no preenchimento de uma série de dados.

No caso das pessoas físicas, as informações a serem preenchidas são: renda tributável mensal, se a declaração é simplificada, gasto mensal médio com saúde e educação, dependentes, contribuição ao INSS e para a previdência privada.

Por sua vez, a empresa tem que colocar o tipo de empresa, valor de receitas e despesas, regime tributário, tipo de atividade, número de sócios e percentual de distribuição do lucro entre eles.

Depois de incluir na página da CLP – Liderança Pública os dados requeridos, o contribuinte tanto pessoa física quanto jurídica vai encontrar quanto da sua renda é tributada, quanto está à disposição atualmente e como ficará caso as regras tributárias sejam colocadas em prática do jeito que está o projeto na Câmara dos Deputados hoje.

IRPJ

Lei Atual:

Propostas de Mudança

Vale lembrar que empresas do Simples têm estrutura tributária própria, de modo que não entram nesse exercício. Para estas, a mudança se limita à introdução do Imposto sobre Lucros e Dividendos, tendo em vista a dedução de R$ 20 mil mensais – e uma alíquota de 15%, diferente das demais empresas.

IRPF

Propostas de Mudança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *