Pesquisa registrou alta de 5,39% no acumulado dos últimos 12 meses.
Alimentos típicos para a ceia de Natal e presentes estão aumentando a inflação da época, que registrou alta de 5,39% no acumulado dos últimos 12 meses. A elevação foi notada pelo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ibre) e divulgado no dia 13 de dezembro.
Embora os produtos tenham variado menos que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem inflação geral registrada no período de 9,88%, a inflação apontada neste natal é a mais alta dos últimos três anos.
O indicador acabou sendo puxado principalmente pelos alimentos que compõem a ceia, com variação média de 7,93%, como o frango que teve variação de 24,2% e as carnes bovinas com 14,7%, fazendo com que as famílias precisem pensar melhor no que vão servir no feriado.
Os presentes dados no período também têm valores maiores neste ano, com média de variação de produtos mais procurados em 3,39%, contra 1,39% do ano passado. O principal setor que contribuiu para essa média foi o de vestuário com 4,80%, seguido por acessórios 2,57%.
Os computadores marcam a maior alta na lista dos presentes desejados no Natal, com 7,56% de aumento, seguido por roupas masculinas com 6% e calçados 5,9%.